Imagem capa - O que acontece depois do clique? por Valéria Tavares
Dicas

O que acontece depois do clique?

Certo dia comentei com uma amiga que estava com a semana meio agitada, muito trabalho para fazer em casa, e ela comentou: como assim? O que mais você faz além de ser fotógrafa?


O que ninguém sabe é que existe um trabalho além do clique, a menor parte do meu tempo como fotógrafa é clicando. A maior parte é depois do clique, é o home office.


Já aconteceu de alguns clientes comentarem: mas eu só quero algo simples, só um registro. O simples para algumas pessoas está baseado somente no que eles vêem no momento do clique, mas ser fotógrafo é muito além.


Vou explicar para vocês um pouco mais sobre o meu trabalho. Eu trabalho sozinha, e é muito comum o fotógrafo não ter uma equipe.


Sou eu quem atende clientes nos diversos canais de comunicação (telefone, whatsapp, direct, e-mail, site, facebook), negocio valores, penso e faço os post para o blog (vou tentar fazer semanal), faço postagem no instagram, na fanpage do facebook. Eu também faço a diagramação do álbum e faço a entrega.


Agora vamos falar de fotos? Ainda nem cheguei nessa parte rsrs. 

Volto dos ensaios com cerca de 200 a 300 fotos, quando é festa infantil o número chega a ser cerca de 800 fotos. São muitos cliques.  


Aqui começa o home office, o trabalho de casa. Primeira coisa que faço e baixar as imagens do cartão e fazer backup. 

Se algum cliente está lendo esse post, deve estar se perguntando: o que ela faz com todas essas fotos rsrs? Eu entrego cerca de 30% para o cliente, então isso significa que eu olho foto por foto. Seleciono somente aquelas que estão realmente boas, deleto as fotos com pessoas mal posicionadas, boca aberta, olho torto, etc. A edição de uma foto gera uma imagem, e sou bem criteriosa nesse processo de edição.


Lembram que antigamente tínhamos que levar o filme para ser revelado em laboratório? então, é o processo de tratamento de imagem, só que agora fazemos isso de forma digital. Após a edição começo com o tratamento.

É um retoque a mais, para deixar a foto bem mais bonita. Retirada de algum objeto que esteja desviando atenção como lixeiras, pessoas mal posicionadas. Quando necessário faço correção de pele, realço algumas áreas para dar mais destaque, faço os ajustes de luz, cor, nitidez.


Dependendo da quantidade de fotos contratadas, eu fico de 4 a 8 horas no processo de edição e tratamento.

Aí sim, depois disso tudo a imagem está pronta para ser entregue ao cliente. Eu amo esse processo, nunca entrego foto crua para o cliente, o tratamento é algo que eu gosto muito!


Perceberam quanto tempo está por trás do clique? 

A quantidade de horas dedicada a cada trabalho na edição e tratamento das imagens é muito maior do que as horas em que estou fotografando.


Depois de sabermos "o que acontece depois do clique", podemos valorizar mais o trabalho de um fotógrafo. Um trabalho que nos traz lindas memórias, recordações, e que é capaz de despertar as nossas emoções e sentimentos quando olhamos uma imagem.